O que é o LudoTerapia? Ludoterapia é uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança. O brincar terapêutico tem sido objeto de estudo nas diferentes linhas teóricas da Psicologia tais como a Psicanálise, Cognitivo Comportamental e o Humanismo, pois é considerada como mais uma possibilidade diagnóstica e/ou terapêutica nos atendimentos. Durante as sessões de ludoterapia é dada a oportunidade da criança libertar os seus sentimentos e problemas através da brincadeira. É igual a terapia dos adultos, onde ele resolve os problemas através da fala. Só que na ludoterapia a criança tem o brinquedo e a brincadeira para exprimir os seus sentimentos. A ludoterapia poder ser feita individualmente ou em grupo. E para que você possa aprender todas essas técnicas, nós trouxemos com exclusividade o download gratuito do curso. Basta clicar abaixo e baixar. Espero que faça um bom uso. Quer saber mais sobre LudoTerapia? Continue lendo abaixo.
A origem da ludoterapia se deu com o surgimento da clínica psicanalítica infantil com Hermine Hug-Hellmuth (nascida Hermine Hug Edle von Hugenstein ; 31 de agosto de 1871, Viena - 9 de setembro de 1924, Viena) era uma psicanalista austríaca . Ela é considerada a primeira psicanalista praticando com crianças. Seu livro, A Young Girl's Diary (1921), publicado em Nova York por Thomas Seltzer , e antecedido por uma carta entusiasmada de Sigmund Freud, datada de 27 de abril de 1915. Hug-Hellmuth negou a autoria, desde que publicou o diário. sob o pseudônimo de Grete Lainer. Hug-Hellmuth finalmente aceitou o título de editor da fábrica de laticínios na terceira edição alemã em 1923. Escrito de uma perspectiva psicanalista, o trabalho que incluía teorias freudianas para explicar fenômenos. Foi elogiado no campo da psicanálise. É uma das contribuições mais citadas para a psicanálise infantil. Ela se tornou membro da Sociedade Psicanalítica de Viena de 1913 a 1924, mas foi assassinada por seu sobrinho Rudolf Hug, em 9 de setembro de 1924. Rudolf mais tarde afirmou que sua vida foi arruinada devido aos experimentos psicanalíticos que Hug-Hellmuth realizou nele. . Seu trabalho influenciou psicanalistas notáveis como Anna Freud , Melanie Klein , Jean Berges e Gabriel Balbo. Os jogos e brincadeira permitem que a criança libere a tensão, frustração, insegurança e até mesmo a agressividade, medo e a confusão, tudo isso sem que a criança se dê conta que tem todos esses sentimentos guardados. A ludoterapia é uma poderosa terapia para que a criança aprenda a se expressar. As crianças são encaminhadas pelos adultos para fazer a ludoterapia. Geralmente os pais têm alguma queixa das crianças, já que elas apresentam algum problema ou distúrbio psicológico; tudo isso é sinal de que algo não vai bem na vida do pequeno. Os sintomas que fazem com que os pais busquem a ludoterapia são dificuldades de aprendizagem, insônia seguida por pesadelos, gagueira, agressividade, insegurança, timidez em excesso e até mesmo desvios alimentares. Todos esses sintomas são o alerta de que algo não vai bem na vida da criança, e como nem todas conseguem se expressar direito ou tem medo de fazê-lo, os pais os encaminharão ao profissional que indicará a ludoterapia e assim o especialista, através de brincadeiras e jogos pode descobrir o que há de errado na vida da criança. A ludoterapia também usa a imaginação e cria histórias de dragões, feiticeiras e outros; mostrando assim para a criança que ela pode vencer esses elementos. As figuras usadas nesse caso da ludoterapia dependem muito da angústia e do medo que a criança apresenta. Conto de fadas, jogos, brinquedos, tudo pode ser utilizado na ludoterapia para ajudar a criança a lutar e a sair dos seus traumas e medos pessoais. Assim, a ludoterapia faz com que a criança crie confiança e coragem pra enfrentar tudo na vida. Sem medo de nada ela começa a ter confiança em si mesma e descobre que tem forças para superar suas dificuldades. A mãe ou o pai não devem se sentir constrangidos de buscar a ajuda da ludoterapia. É comum as crianças quererem se expressar ou contar as coisas para outras pessoas do que para os pais por medo de serem julgados. A ludoterapia só vai ajudar a criança. A ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem. Com jovens e adultos, é possível aplicar técnicas terapêuticas diretas e de ligeiro confronto de ideias e crenças para estimular insights ou outras formas de pensar. Já com as crianças, foi preciso desenvolver um método correspondente as suas capacidades cognitivas. Os próprios pais e familiares já conseguem observar como é difícil conversar logicamente com as crianças sobre o que as aborrecem. Por se expressarem de maneira única, suas atitudes são mal interpretadas e, muitas vezes, silenciadas pelos adultos. Esta abordagem surgiu para possibilitar a análise comportamental das crianças por meio de uma linguagem que conseguem entender e replicar: o lúdico. O início da ludoterapiaEm 1920, a psicanalista Melanie Klein (1882-1960) desenvolveu o método de brincar para analisar o comportamento infantil. Essa técnica permitiu acessar o inconsciente bem como memórias e experiências recalcadas das crianças. De acordo com a sua teoria, o brincar é capaz de mostrar as fantasias, interesses e apreensões projetados nos brinquedos e nas brincadeiras pela criança, influenciados principalmente pelo relacionamento com os pais. Assim, é possível fazer correlações com experiências reais para descobrir a origem do problema. Afinal, a criança representa na brincadeira o mundo que conhece. Este método também é extremamente eficaz no tratamento terapêutico de crianças que sofreram traumas, como abusos ou acidentes ou morte de um familiar. Ele possibilita que elas expressem sentimentos profundos e seguramente revivam lembranças sobre o ocorrido até que estejam prontas para falar. Anna Freud (1895-1982) a filha mais nova de Sigmund Freud, também desenvolveu estudos sobre a ludoterapia. Diferentemente de Melanie, Anna acreditava que o brincar é uma forma de autoexpressão, não de representação simbólica do “eu” interior da criança. O brinquedo tinha como objetivo seduzir a criança para o atendimento terapêutico e ser associado a uma ação educativa. Logo, a abordagem de Anna era mais psicopedagógica do que analítica. O brincar era uma atividade secundária. Ela também trabalhou o estabelecimento de laços de confiança entre o terapeuta e a criança, tendo o brinquedo como ponto de partida. Características da ludoterapiaO consultório psicológico para o atendimento da criança contém jogos de tabuleiro, bichos de pelúcia, bonecas, papel e lápis de cor e muitos outros brinquedos. Esses são os recursos utilizados pelo profissional para analisar o comportamento da criança. Além disso, são feitas brincadeiras para incentivar a criança a se expressar de forma espontânea. A criança não consegue compreender completamente as suas emoções, pensamentos e interpretações do mundo externo. Além de não ter as capacidades linguísticas necessárias para se comunicar com coerência, o autocontrole é pouco desenvolvido. Por isso, é mais fácil exteriorizar sentimentos através do choro, da birra, da manha e, enfim, do ato de brincar. A ludoterapia consegue acessar os conflitos, medos e dificuldades mais íntimos da criança, pois, de certa forma, ela sabe o que está expondo no momento da terapia. Ela representa situações vividas no cotidiano familiar e escolar as quais não se sente confortável para compartilhar com a família ou não sabe como fazê-lo. Com o brincar, a criança sente-se segura o suficiente para contar “segredos” sutilmente ao psicólogo. Há diversas técnicas terapêuticas utilizadas nesta modalidade de psicoterapia. DesenhosO desenho é um método bastante assertivo para descobrir as perturbações da mente infantil. É possível até mesmo identificar traços da personalidade por meio do tipo de desenho, da firmeza do lápis, do enquadramento das figuras na página, entre outros aspectos. Faz de contaO faz de conta pode ser explorado tanto com bonecos quanto com outras brincadeiras imaginativas. Por imitar a vida real, o faz de conta deixa transparecer a dinâmica familiar ou escolar, sendo possível identificar fatores problemáticos. Outro aspecto desse tipo de brincadeira é a identificação de necessidades que não estão sendo cumpridas na realidade. Psicodrama infantilO psicodrama é um método de dramatização utilizado por diversos psicólogos para compreender os sentimentos e crenças mais intrínsecos do paciente. São usadas encenações teatrais para dar voz a diversas emoções e praticar a mudança de perspectiva já que os papéis dos personagens são trocados entre o paciente e o psicólogo. JogosJogos da velha, tabuleiro, memória, baralho, bola de gude, e muitos outros, são janelas para a forma de pensar e raciocinar da criança. Também são técnicas que permitem trabalhar a frustração e competitividade e identificar as maiores preocupações da criança durante o jogo. Quando um jogo novo é introduzido, é possível observar como a criança lida com situações novas. Eventualmente, quando sente confiança no terapeuta, a criança começa a falar mais abertamente sobre os problemas. |
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