O que é o LudoTerapia?

 



O que é o LudoTerapia?

Ludoterapia é uma técnica psicoterápica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança. O brincar terapêutico tem sido objeto de estudo nas diferentes linhas teóricas da Psicologia tais como a Psicanálise, Cognitivo Comportamental e o Humanismo, pois é considerada como mais uma possibilidade diagnóstica e/ou terapêutica nos atendimentos.

Durante as sessões de ludoterapia é dada a oportunidade da criança libertar os seus sentimentos e problemas através da brincadeira. É igual a terapia dos adultos, onde ele resolve os problemas através da fala. Só que na ludoterapia a criança tem o brinquedo e a brincadeira para exprimir os seus sentimentos. A ludoterapia poder ser feita individualmente ou em grupo.

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A origem da ludoterapia se deu com o surgimento da clínica psicanalítica infantil com Hermine Hug-Hellmuth (nascida Hermine Hug Edle von Hugenstein ; 31 de agosto de 1871, Viena - 9 de setembro de 1924, Viena) era uma psicanalista austríaca . Ela é considerada a primeira psicanalista praticando com crianças. 

Seu livro, A Young Girl's Diary (1921), publicado em Nova York por Thomas Seltzer , e antecedido por uma carta entusiasmada de Sigmund Freud, datada de 27 de abril de 1915.  Hug-Hellmuth negou a autoria, desde que publicou o diário. sob o pseudônimo de Grete Lainer. Hug-Hellmuth finalmente aceitou o título de editor da fábrica de laticínios na terceira edição alemã em 1923.  Escrito de uma perspectiva psicanalista, o trabalho que incluía teorias freudianas para explicar fenômenos.  Foi elogiado no campo da psicanálise. É uma das contribuições mais citadas para a psicanálise infantil. 

Ela se tornou membro da Sociedade Psicanalítica de Viena de 1913 a 1924, mas foi assassinada por seu sobrinho Rudolf Hug, em 9 de setembro de 1924.  Rudolf mais tarde afirmou que sua vida foi arruinada devido aos experimentos psicanalíticos que Hug-Hellmuth realizou nele. . 

Seu trabalho influenciou psicanalistas notáveis ​​como Anna Freud , Melanie Klein , Jean Berges e Gabriel Balbo.

Os jogos e brincadeira permitem que a criança libere a tensão, frustração, insegurança e até mesmo a agressividade, medo e a confusão, tudo isso sem que a criança se dê conta que tem todos esses sentimentos guardados. A ludoterapia é uma poderosa terapia para que a criança aprenda a se expressar.

As crianças são encaminhadas pelos adultos para fazer a ludoterapia. Geralmente os pais têm alguma queixa das crianças, já que elas apresentam algum problema ou distúrbio psicológico; tudo isso é sinal de que algo não vai bem na vida do pequeno. Os sintomas que fazem com que os pais busquem a ludoterapia são dificuldades de aprendizagem, insônia seguida por pesadelos, gagueira, agressividade, insegurança, timidez em excesso e até mesmo desvios alimentares. Todos esses sintomas são o alerta de que algo não vai bem na vida da criança, e como nem todas conseguem se expressar direito ou tem medo de fazê-lo, os pais os encaminharão ao profissional que indicará a ludoterapia e assim o especialista, através de brincadeiras e jogos pode descobrir o que há de errado na vida da criança.

A ludoterapia também usa a imaginação e cria histórias de dragões, feiticeiras e outros; mostrando assim para a criança que ela pode vencer esses elementos. As figuras usadas nesse caso da ludoterapia dependem muito da angústia e do medo que a criança apresenta. Conto de fadas, jogos, brinquedos, tudo pode ser utilizado na ludoterapia para ajudar a criança a lutar e a sair dos seus traumas e medos pessoais. Assim, a ludoterapia faz com que a criança crie confiança e coragem pra enfrentar tudo na vida. Sem medo de nada ela começa a ter confiança em si mesma e descobre que tem forças para superar suas dificuldades.

A mãe ou o pai não devem se sentir constrangidos de buscar a ajuda da ludoterapia. É comum as crianças quererem se expressar ou contar as coisas para outras pessoas do que para os pais por medo de serem julgados. A ludoterapia só vai ajudar a criança.

ludoterapia é a psicoterapia voltada para o tratamento psicológico de crianças. A principal ferramenta dessa abordagem é a brincadeira. É através do ato de brincar que o psicólogo tem acesso ao mundo interior da criança e consegue ajudá-la a superar os desafios que a afligem. 

Com jovens e adultos, é possível aplicar técnicas terapêuticas diretas e de ligeiro confronto de ideias e crenças para estimular insights ou outras formas de pensar. Já com as crianças, foi preciso desenvolver um método correspondente as suas capacidades cognitivas. 

Os próprios pais e familiares já conseguem observar como é difícil conversar logicamente com as crianças sobre o que as aborrecem. Por se expressarem de maneira única, suas atitudes são mal interpretadas e, muitas vezes, silenciadas pelos adultos. 

Esta abordagem surgiu para possibilitar a análise comportamental das crianças por meio de uma linguagem que conseguem entender e replicar: o lúdico. 

O início da ludoterapia

Em 1920, a psicanalista Melanie Klein (1882-1960) desenvolveu o método de brincar para analisar o comportamento infantil. Essa técnica permitiu acessar o inconsciente bem como memórias e experiências recalcadas das crianças. 

De acordo com a sua teoria, o brincar é capaz de mostrar as fantasias, interesses e apreensões projetados nos brinquedos e nas brincadeiras pela criança, influenciados principalmente pelo relacionamento com os pais. 

Assim, é possível fazer correlações com experiências reais para descobrir a origem do problema. Afinal, a criança representa na brincadeira o mundo que conhece. 

Este método também é extremamente eficaz no tratamento terapêutico de crianças que sofreram traumas, como abusos ou acidentes ou morte de um familiar. Ele possibilita que elas expressem sentimentos profundos e seguramente revivam lembranças sobre o ocorrido até que estejam prontas para falar.  

Anna Freud (1895-1982) a filha mais nova de Sigmund Freud, também desenvolveu estudos sobre a ludoterapia. Diferentemente de Melanie, Anna acreditava que o brincar é uma forma de autoexpressão, não de representação simbólica do “eu” interior da criança. 

O brinquedo tinha como objetivo seduzir a criança para o atendimento terapêutico e ser associado a uma ação educativa. Logo, a abordagem de Anna era mais psicopedagógica do que analítica. O brincar era uma atividade secundária.  

Ela também trabalhou o estabelecimento de laços de confiança entre o terapeuta e a criança, tendo o brinquedo como ponto de partida. 

Características da ludoterapia

O consultório psicológico para o atendimento da criança contém jogos de tabuleiro, bichos de pelúcia, bonecas, papel e lápis de cor e muitos outros brinquedos. 

Esses são os recursos utilizados pelo profissional para analisar o comportamento da criança. Além disso, são feitas brincadeiras para incentivar a criança a se expressar de forma espontânea. 

A criança não consegue compreender completamente as suas emoções, pensamentos e interpretações do mundo externo. Além de não ter as capacidades linguísticas necessárias para se comunicar com coerência, o autocontrole é pouco desenvolvido. Por isso, é mais fácil exteriorizar sentimentos através do choro, da birra, da manha e, enfim, do ato de brincar. 

ludoterapia consegue acessar os conflitos, medos e dificuldades mais íntimos da criança, pois, de certa forma, ela sabe o que está expondo no momento da terapia. 

Ela representa situações vividas no cotidiano familiar e escolar as quais não se sente confortável para compartilhar com a família ou não sabe como fazê-lo. Com o brincar, a criança sente-se segura o suficiente para contar “segredos” sutilmente ao psicólogo. 

Há diversas técnicas terapêuticas utilizadas nesta modalidade de psicoterapia. 

Desenhos

O desenho é um método bastante assertivo para descobrir as perturbações da mente infantil. É possível até mesmo identificar traços da personalidade por meio do tipo de desenho, da firmeza do lápis, do enquadramento das figuras na página, entre outros aspectos.

Faz de conta

O faz de conta pode ser explorado tanto com bonecos quanto com outras brincadeiras imaginativas. Por imitar a vida real, o faz de conta deixa transparecer a dinâmica familiar ou escolar, sendo possível identificar fatores problemáticos. Outro aspecto desse tipo de brincadeira é a identificação de necessidades que não estão sendo cumpridas na realidade. 

Psicodrama infantil

O psicodrama é um método de dramatização utilizado por diversos psicólogos para compreender os sentimentos e crenças mais intrínsecos do paciente. São usadas encenações teatrais para dar voz a diversas emoções e praticar a mudança de perspectiva já que os papéis dos personagens são trocados entre o paciente e o psicólogo. 

Jogos

Jogos da velha, tabuleiro, memória, baralho, bola de gude, e muitos outros, são janelas para a forma de pensar e raciocinar da criança. Também são técnicas que permitem trabalhar a frustração e competitividade e identificar as maiores preocupações da criança durante o jogo. Quando um jogo novo é introduzido, é possível observar como a criança lida com situações novas. 

Eventualmente, quando sente confiança no terapeuta, a criança começa a falar mais abertamente sobre os problemas. 

Enviado por LIFE CURSOS PSICOLOGIA

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