QUESTIONÁRIO I – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM 2No que diz respeito ao distúrbio de aprendizagem:
se refere a inversão da ordem regular ou natural das coisas, pode ser conceituado como a perturbação da ordem mental devido a falha na estimulação da parte frontal do cérebro, afetam as relações interpessoais do indivíduo causando como sofrimento, confusão de personalidade e sentimento de incapacidade.
se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita, e raciocínio matemático.
consiste na autogeração e no automonitoramento dos pensamentos, sentimentos e comportamentos, a fim de atingir um objetivo, que pode ser acadêmico (melhorar a interpretação em leitura, escrever de maneira mais organizada, aprender a multiplicar, fazer perguntas relevantes).
se refere a resultado de redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos.
2“É caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos”. A que tipo de transtorno da linguagem o enunciado acima se refere:
Afasia
Dislalia
Discalculia
Disgrafia
2Muitas são as diferenças entre a metodologia quantitativa e a qualitativa. Nos enunciados abaixo você irá encontrar algumas características e, consequentemente, suas diferenças. Assinale a alternativa correta:
Na metodologia quantitativa: Suas análises utilizam-se de números e equações. Na medotologia qualitativa, por sua vez, suas análises resultam da descrição de fenômenos que ocorrem após as análises numéricas.
A metodologia quantitativa apoia-se na filosofia fenomenológica, enquanto a qualitativa apoia-se na filosofia positivista.
Na metodologia quantitativa o planejamento é definido antes da coleta de dados. Já na metodologia qualitativa os problemas são abertos e podem alterar-se conforme a investigação vai progredindo.
A metodologia Quantitativa é interpretativa e descritiva. Noutro giro, a metodologia qualitativa utiliza-se de testes estandardizados e estatísticos.
2Até o final do século XIX, a psicologia se relacionou com a educação através de qual área?
Pedagogia.
Matemática
Biologia.
Filosofia.
2O socioconstrutivismo consiste em:
abordagem teórica desenvolvida a partir dos estudos de Vygotsky.
captar o desenvolvimento das estruturas mentais e buscar meios de promover qualidade mediante a assimilação da aprendizagem.
explorar como os conhecimentos são absorvidos para, em seguida, disponibilizar elementos que provoquem o aluno.
Nenhuma das alternativas.
De acordo com a psicologia da educação, não é possível uma aprendizagem passiva. Os processos educacionais ocorrem sempre de maneira:
Ativa e com dinâmicas pluralizadas.
A organizar o ambiente educacional.
A atender às demandas do conteúdo a ser apreendido.
Intuitiva.
2Na visão Piagetiana, o que a educação deve promover nos sujeitos?
Um sujeito que pode memorizar.
Sujeito intelectualmente ativo.
Capacidade para se adaptar a determinadas estruturas.
Aspectos dos processos inconscientes.
2Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – Problemas de articulação
II – Problemas de fluência
III- Disfemia
IV – Disfonia
( ) estão associados ao padrão e à fluidez da fala de uma pessoa, e normalmente envolvem hesitações ou repetições que interrompem a fluência da fala, como a gagueira.
( ) implica alterações na qualidade da voz ou em sua emissão, relacionada a distúrbios orgânicos ou funcionais das cordas vocais ou, ainda, por uma respiração incorreta.
( ) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos, está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala.
( ) é a dificuldade de manter a fluência da expressão verbal. Caracteriza-se por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca.
II, I, IV e III
II, III, IV e II
II, IV, I e III
II, I, IIII e IV
2“(…) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos. A articulação está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala”. O trecho acima transcrito diz respeito a:
2Takasei e Chun (2010) fazem uma revisão da literatura e listam algumas das ações que poderiam contribuir para a implementação da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Entre elas, NÃO encontramos:
ofertas de cursos de capacitação.
diminuição do número de alunos por salas de aula regular.
trabalho isolado do professor especializado.
importância do envolvimento de uma equipe multi ou interdisciplinar.
QUESTIONÁRIO I – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM No que diz respeito ao distúrbio de aprendizagem:
Resposta Marcada : se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita, e raciocínio matemático.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 “É caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos”. A que tipo de transtorno da linguagem o enunciado acima se refere:
Resposta Marcada : Afasia
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 Muitas são as diferenças entre a metodologia quantitativa e a qualitativa. Nos enunciados abaixo você irá encontrar algumas características e, consequentemente, suas diferenças. Assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada : Na metodologia quantitativa: Suas análises utilizam-se de números e equações. Na medotologia qualitativa, por sua vez, suas análises resultam da descrição de fenômenos que ocorrem após as análises numéricas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 Até o final do século XIX, a psicologia se relacionou com a educação através de qual área?
Resposta Marcada : Filosofia.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 O socioconstrutivismo consiste em:
Resposta Marcada : captar o desenvolvimento das estruturas mentais e buscar meios de promover qualidade mediante a assimilação da aprendizagem.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 De acordo com a psicologia da educação, não é possível uma aprendizagem passiva. Os processos educacionais ocorrem sempre de maneira:
Resposta Marcada : A atender às demandas do conteúdo a ser apreendido.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 Na visão Piagetiana, o que a educação deve promover nos sujeitos?
Resposta Marcada : Sujeito intelectualmente ativo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – Problemas de articulação
II – Problemas de fluência
III- Disfemia
IV – Disfonia
( ) estão associados ao padrão e à fluidez da fala de uma pessoa, e normalmente envolvem hesitações ou repetições que interrompem a fluência da fala, como a gagueira.
( ) implica alterações na qualidade da voz ou em sua emissão, relacionada a distúrbios orgânicos ou funcionais das cordas vocais ou, ainda, por uma respiração incorreta.
( ) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos, está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala.
( ) é a dificuldade de manter a fluência da expressão verbal. Caracteriza-se por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca.
Resposta Marcada : II, I, IV e III
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 “(…) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos. A articulação está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala”. O trecho acima transcrito diz respeito a:
Resposta Marcada : Problemas de Fluência
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 Takasei e Chun (2010) fazem uma revisão da literatura e listam algumas das ações que poderiam contribuir para a implementação da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Entre elas, NÃO encontramos:
Resposta Marcada : trabalho isolado do professor especializado.
No que diz respeito ao distúrbio de aprendizagem:
Resposta Marcada : se refere a um grupo heterogêneo de desordens manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita, e raciocínio matemático.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 “É caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos”. A que tipo de transtorno da linguagem o enunciado acima se refere:
Resposta Marcada : Discalculia
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 Muitas são as diferenças entre a metodologia quantitativa e a qualitativa. Nos enunciados abaixo você irá encontrar algumas características e, consequentemente, suas diferenças. Assinale a alternativa correta:
Resposta Marcada : Na metodologia quantitativa o planejamento é definido antes da coleta de dados. Já na metodologia qualitativa os problemas são abertos e podem alterar-se conforme a investigação vai progredindo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 Até o final do século XIX, a psicologia se relacionou com a educação através de qual área?
Resposta Marcada : Filosofia.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 O socioconstrutivismo consiste em:
Resposta Marcada : abordagem teórica desenvolvida a partir dos estudos de Vygotsky.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 De acordo com a psicologia da educação, não é possível uma aprendizagem passiva. Os processos educacionais ocorrem sempre de maneira:
Resposta Marcada : Ativa e com dinâmicas pluralizadas.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 Na visão Piagetiana, o que a educação deve promover nos sujeitos?
Resposta Marcada : Sujeito intelectualmente ativo.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 2 Relacione as colunas abaixo e assinale a alternativa correta.
I – Problemas de articulação
II – Problemas de fluência
III- Disfemia
IV – Disfonia
( ) estão associados ao padrão e à fluidez da fala de uma pessoa, e normalmente envolvem hesitações ou repetições que interrompem a fluência da fala, como a gagueira.
( ) implica alterações na qualidade da voz ou em sua emissão, relacionada a distúrbios orgânicos ou funcionais das cordas vocais ou, ainda, por uma respiração incorreta.
( ) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos, está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala.
( ) é a dificuldade de manter a fluência da expressão verbal. Caracteriza-se por uma expressão verbal interrompida em seu ritmo, de maneira mais ou menos brusca.
Resposta Marcada : II, I, IIII e IV
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 “(…) a produção do som é defeituosa, e o resultado são sons incorretos. A articulação está relacionada à idade, à cultura e ao ambiente da pessoa que fala”. O trecho acima transcrito diz respeito a:
Resposta Marcada : Problemas de voz.
PONTUAÇÃO TOTAL: 2 PONTUAÇÃO OBTIDA 0 Takasei e Chun (2010) fazem uma revisão da literatura e listam algumas das ações que poderiam contribuir para a implementação da inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no ensino regular. Entre elas, NÃO encontramos:
Resposta Marcada : trabalho isolado do professor especializado.
Mto grata ...
ResponderExcluirObrigadaa
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