QUESTIONÁRIO II – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

 


QUESTIONÁRIO II – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

  • A aprendizagem se relaciona com estruturas responsáveis pelo processo de aquisição de saberes, e quando as informações são recebidas pelo cérebro, após alguns fenômenos, o indivíduo é capaz de adquirir:

    Resposta Marcada :

    Conhecimentos, habilidades e atitudes.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Para o Socioconstrutivismo, como acontece o processo de ensino-aprendizagem?

    Resposta Marcada :

    Por meio de uma relação dialética.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Uma senhora relata que seu esposo, mesmo estando próximo a ela, gesticula e parece conversar sozinho. Quando ela pergunta o que ele está dizendo, simplesmente responde: estou conversando comigo mesmo. Estranha forma de se comunicar, não é mesmo? Todavia, para que a comunicação possa efetivamente acontecer, algumas coisas devem ser observadas. Ciente disso, você estará certo em afirmar que:

    Resposta Marcada :

    Para que a comunicação aconteça são necessários ao menos um emissor e um receptor que compreenda a mensagem transmitida.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Diferentemente dos distúrbios na capacidade de falar (um dos distúrbios da comunicação), existem os distúrbios de linguagem. O que é linguagem? Como se organiza? Quais são os distúrbios mais comuns a ela relacionados? A respeito disso, assinale a alternativa CORRETA.

    Resposta Marcada :

    Para comunicar nossos pensamentos aos outros é que usamos a linguagem, seja ela oral, escrita ou elaborada a partir de sinais.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Se define pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que aí se estabelecem, fundamenta sua atuação nos conhecimentos produzidos pela psicologia da educação, por outras subáreas da psicologia e por outras áreas de conhecimento.

    O enunciado acima se refere a:

    Resposta Marcada :

    Psicologia da educação

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • Métodos auto instrucionais são técnicas comportamentais voltadas para ensinar os indivíduos a modificarem seu próprio comportamento. O modelo de autorregulação consiste em etapas bem delineadas que incluem:

    I – Autoavaliação e monitoramento.

    II – Definição dos objetivos e planejamento estratégico.

    III – Colocação de um plano em prática e monitoramento do plano.

    IV – Monitoramento dos resultados e refinamento das estratégias.

    Em relação ao processo inicial de autoavaliação, assinale qual alternativa contém uma ação que poderá ser adotada nesta etapa do modelo de autorregulação:

    Resposta Marcada :

    O professor ajuda os estudantes a reverem cada passo do ciclo de aprendizagem.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • A partir de investigações sobre o funcionamento da mente, surgem novas descobertas e teorias, assim novos significados vão sendo atribuídos a determinados conceitos. Um deles diz respeito à concepção de “inteligência”, fazendo com que Gardner chegasse à seguinte conclusão:

    Resposta Marcada :

    Não existe uma única inteligência e sim inteligências a serem desenvolvidas pelo homem.

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • Desde seus primeiros experimentos, Bandura (1986) se concentrou na exploração de processos específicos envolvidos na aprendizagem por observação, que incluem, exceto:

    Resposta Marcada :

    Direção

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  2
  • A linguagem é um sistema complexo que usamos para comunicar os nossos pensamentos aos outros. Essa habilidade envolve o que pode ser dito ou não; quando, onde e para quem, para que propósito, além do conhecimento linguístico para produzir enunciados gramaticais. São três os aspectos da linguagem, todos eles estão listados abaixo, exceto:

    Resposta Marcada :

    Uso

    PONTUAÇÃO TOTAL: 2PONTUAÇÃO OBTIDA  0
  • Qual das alternativas abaixo não consiste em uma estratégia cognitivo-comportamental que os estudantes podem utilizar para autorregular seus comportamentos?

    Resposta Marcada :

    Adiar para outro momento, aquilo que está causando ansiedade ou estresse.

Comentários

  1. Gostei muito das respostas e da possibilidade de rever os erros. Estudando mais. A partir das comparações das respostas dadas, certas ou erradas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTIONÁRIO I – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM

Guia politicamente incorreto da Filosofia, de Luiz Felipe Pondé cf. blog Filosofísica